14/03/2019 às 17h10min - Atualizada em 14/03/2019 às 17h10min
Navio leva assistência médica a comunidades isoladas da Amazônia
O Doutor Montenegro cuida de populações ribeirinhas e indígenas no Amazonas e Acre
Assessoria de Imprensa O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro, deu início ao programa de atendimento de saúde às populações ribeirinhas e indígenas nos estados do Amazonas e do Acre.
Após partir do Cais da Estação Naval do Rio Negro, na capital amazonense, o navio percorre o Rio Juruá e atende as comunidades dos municípios de Juruá, Itamaraty, Carauari, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, no Amazonas, e de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, no Acre.
Realizada até 30 de abril, a 19
o edição da Operação Acre oferece consultas médicas e odontológicas, exames clínicos e laboratoriais, cirurgias de pequeno porte e acompanhamento pré-natal. Além de exames de mamografia e raio-X, palestras educativas e distribuição de medicamentos às comunidades carentes. A expectativa é beneficiar de 15 a 20 mil pessoas com os serviços prestados. A equipe é formada por 28 profissionais de saúde. O interior do navio é dividido em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios, entre outros.
Estão envolvidos na ação, incluindo a fase inicial de planejamento e a atuação dos profissionais de saúde, 170 militares. Há mais de 20 anos, navios da Marinha percorrem longas distâncias para levar cidadania a quem mora em regiões isoladas da Amazônia.
Fonte: Ascom – Ministério da Defesa