14/03/2019 às 17h29min - Atualizada em 14/03/2019 às 17h29min
Missão de paz no Líbano tem novo comandante brasileiro
O evento ocorreu no Navio-Capitânia, Fragata Liberal da Marinha do Brasil
Assessoria de Imprensa A cerimônia de passagem do cargo de Comandante da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), ocorreu no dia 28 de fevereiro, em Beirute. Na ocasião, o Almirante Eduardo Machado Vazquez passou o Comando para o Almirante Eduardo Augusto Wieland. O evento ocorreu a bordo do Navio-Capitânia, Fragata Liberal da Marinha do Brasil.
O Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA) do Ministério da Defesa (MD), Tenente Brigadeiro do Ar Raul Botelho, participou do evento, que fez parte da agenda de compromissos oficiais durante a sua passagem pelo país. A cerimônia foi presidida pelo Force Commander da UNIFIL, Major-General Stefano Del Col, do Exército Italiano, e contou com a presença do Embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto; do Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Alexandre José Barreto; do Comandante da Marinha do Líbano, Almirante Housni Daher; de representante da Subchefia de Operações de Paz da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa; dentre as representações de diversos países e membros militares e civis da sociedade local.
A UNIFIL, criada em 1978, tem o propósito de manter a estabilidade na região, durante a retirada das tropas israelenses do território libanês. Atualmente, a missão possui um contingente militar de aproximadamente 10.500 homens e mulheres de mais de 40 países, dentre eles, o Brasil.
A FTM-UNIFIL, estabelecida em 2006, é a pioneira no estabelecimento de uma Força Tarefa Marítima como parte de uma Missão de Manutenção de Paz da ONU e, desde 2011, é comandada por um Almirante brasileiro. Atualmente, a missão possui cerca de 750 militares, em seis navios das Marinhas, da Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia, Turquia e Brasil. A Fragata Liberal será substituída como Navio-Capitânia da FTM pela Fragata União na próxima sexta-feira (15). A presença de um navio da Marinha do Brasil na região, além de contribuir para o cumprimento do mandato da UNIFIL, demonstra o comprometimento do Brasil com a manutenção da paz.
FONTE – Ascom – Ministério da Defesa