O Ministério da Defesa (MD), por meio do Exército Brasileiro (EB), firmou parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para que militares daquela Força pudessem realizar instruções práticas aos agentes federais de execução penal da Papuda, Penitenciária Federal de Brasília.
"A finalidade é melhor preparar os servidores do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), que dão segurança para as instalações presidiárias federais, contra novos tipos de ameaças do crime organizado contra unidades prisionais", afirmou o Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval Walter Marinho, Chefe da Seção de Operação Complementar do MD.
Os profissionais do Depen foram treinados exclusivamente na área do entorno da Papuda. Na última quarta-feira (26), eles passaram por simulações em pontos sensíveis e proteção de área crítica, além de adestramento de armamento de uso exclusivo das Forças Armadas e execução de patrulhamento no entorno do estabelecimento prisional.
"Esse tipo de instrução está previsto no artigo 17-A da Lei Complementar 97, de 1999. Trata-se de uma cooperação com órgãos federais, entre outras formas, para aprimorar as medidas de segurança", disse o comandante Marinho.
No total, os militares do Comando Militar do Planalto da tropa mecanizada e do Batalhão de Polícia do Exército estão envolvidos nesse treinamento desde o início de junho. Os militares não atuaram na área interna do presídio, nem tiveram contato com os apenados, limitando-se a desenvolveram suas atividades na sua área externa. A parceria entre MD e MJSP ocorreu somente no Distrito Federal.
Por Capitão-Tenente Fabrício Costa
Fotos: Exército Brasileiro
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071