17/06/2020 às 14h40min - Atualizada em 17/06/2020 às 14h40min
Forças Armadas atuam há quase três meses em apoio às famílias brasileiras no enfrentamento à COVID-19
Por Mariana Alvarenga
Ministério da Defesa
Raphael Max "O combate à COVID-19 é uma guerra que está sendo vencida. Com perseverança e muita luta. É um combate que estamos travando há 90 dias, com Comandos Conjuntos organizados para isso. São três meses de apoio, auxílio, participação das Forças Armadas para tentar diminuir o sofrimento das famílias brasileiras". Com essas palavras o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, resumiu a atuação dos militares no contexto da Operação COVID- 19, desencadeada pela Pasta.
Ele falou em visita ao Recife (PE), na tarde desta terça-feira (16), ao acompanhar os trabalhos realizados na missão nos estados do Comando Conjunto Nordeste (CMNE). São eles: Piauí, Ceará, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
O Comandante do CMNE, General Ivan Neiva, destacou, durante reunião sobre a operação que, "é importante que a sociedade brasileira se sinta amparada pelas Forças Armadas. Estamos trabalhando com sinergia, interoperabilidade, cooperação e prevenção", pontuou. Conforme informações do General Neiva, o CMNE realizou 1.150 ações, entre elas: desinfecção de espaços públicos, distribuição de cestas básicas, entrega de kits de alimentos para famílias do Profesp, quentinhas para moradores de rua. Em discurso para os militares do CMNE, o Ministro da Defesa os parabenizou pela atuação e destacou a importância do trabalho deles nesse momento delicado, que, em suas palavras, "será lembrado nos livros de história". Em seguida, Azevedo participou de videoconferência com representantes dos 10 Comandos Conjuntos espalhados pelo Brasil e com autoridades do Ministério da Defesa. Cada um fez um breve balanço das ações desenvolvidas ao longo dos 89 dias da missão, iniciada em 21 de março.
Operação COVID-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.
Por Mariana Alvarenga, enviada especial
Fotos: Raphael Max