Em reunião com o presidente da República Jair Bolsonaro, ministros e com o Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) nesta quarta-feira (10), o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, defendeu a união de esforços e a integração para alcançar resultados positivos na segurança pública. O ministro destacou que os pilares da atuação são a gestão do conhecimento e a gestão da informação.
“Daremos toda estrutura possível para que os estados possam desenvolver o trabalho na área de segurança pública. O nosso papel é apoiar, cooperar, coordenar e, principalmente, trabalhar em parceria, de forma integrada e coordenada, com os secretários de Segurança Pública. Teremos um contato permanente para que o Ministério seja um centro facilitador do trabalho desenvolvido pelos secretários”, afirmou o ministro André Mendonça em coletiva de imprensa após a reunião.
Além dos R$ 1,2 bilhões de reais de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública que serão repassados a estados e Distrito Federal até o fim do ano, o ministro André Mendonça afirmou ainda que a Pasta estuda a liberação, aos estados e DF, de outros R$ 200 milhões de reais para investimento em segurança pública.
Para aprimorar a administração e gestão orçamentária dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e gerenciar licitações e contratação, Mendonça reforçou a criação, em sua atual gestão, da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen). A Secretária também vai contribuir para fomentar estudos e pesquisas para formação e aprimoramento de competências dos profissionais de segurança pública.
O presidente do Consesp, Cristiano Barbosa Sampaio, explicou a importância da abertura do diálogo com o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e se disse “otimista com o encontro”. “Já na primeira semana que o ministro André Mendonça assumiu fomos recebidos pessoalmente, com tempo e atenção. No nosso primeiro contato, ficou claro como o tema tem sido tratado de forma prioritária por esta gestão. Essa aproximação é de extrema importância para avançarmos na pauta da segurança pública”, destacou Sampaio.