O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, participou, nesta terça-feira, do seminário “O combate à lavagem de dinheiro do Brasil”, promovido pelo Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA). Durante o evento on-line, ele destacou a preocupação em relação a esse tipo de crime.
“A lavagem de dinheiro é um tema que ultrapassa as barreiras do país. É uma compreensão de âmbito internacional. Não podemos estar desconectados com outros países, por ser um crime transnacional. Se o Brasil quer trazer investimentos, quer ser considerado player do comércio internacional, tem de estar alinhado às políticas de combate internacionais”, afirmou Mendonça.
O ministro reforçou, ainda, que o enfrentamento a esse tipo de crime é um dos grandes desafios da Polícia Federal (PF). “Nos últimos anos, principalmente no segundo semestre de 2020, a PF avançou no combate e esse resultado foi possível com a deflagração de grandes operações de combate ao tráfico e ao crime organizado, focando principalmente na descapitalização patrimonial das organizações criminosas, na prisão das principais lideranças e na cooperação policial internacional”, frisou Mendonça.
O diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, também participou do seminário e apresentou dados do órgão no enfrentamento à lavagem de dinheiro e demais crimes organizados.
Segundo a presidente do IEJA, Fabiane Oliveira, dados do Fundo Monetário Internacional estimam que cerca de 2,5% a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países são compostos por capital ilícito.