O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), auxiliou na integração de forças de segurança e órgãos de fiscalização em ação que que levou à apreensão de seis helicópteros, nesta quinta-feira (26), em Boa Vista, capital de Roraima.
A operação foi realizada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
As aeronaves estavam em um hangar irregular e apresentavam indícios de irregularidades operacionais. Há também a suspeita de que os helicópteros estariam sendo usados para realizar o transporte de suprimentos e abastecimento de garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami. Um homem, responsável pelo hangar, foi detido em flagrante.
O Ibama e a ANP foram acionados para participarem da ação em razão da apreensão de diversos insumos, geralmente utilizados em garimpos, tais como motores, geradores de energia e mais de 10 mil litros de combustível, além de munições. As aeronaves foram encaminhadas para o pátio da Superintendência Regional da Polícia Federal, em Roraima.