Relator Policial Publicidade 1200x90
Relator Policial Publicidade 728x90
04/04/2022 às 11h11min - Atualizada em 04/04/2022 às 11h11min

Ministro Anderson Torres e presidente Jair Bolsonaro assinam propostas legislativas para fortalecer a segurança pública

Ato foi formalizado durante entrega da medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça

Ministério da Justiça e Segurança Pública

“Estamos trazendo de volta para o Ministério o protagonismo em questões de Justiça e promovendo uma revolução na segurança pública do nosso país”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, durante a solenidade da entrega da medalha da “Ordem do Mérito do Ministério da Justiça”. A cerimônia, que ocorreu nesta sexta-feira (25) e agraciou autoridades dos Três Poderes, é parte das comemorações do Bicentenário do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Ainda de acordo com o ministro Anderson, a pasta está comprometida em cumprir as promessas do Governo Federal firmadas com a segurança e a justiça brasileira. “Isso passa por uma série de ações, como investimentos nas forças policiais, valorização dos profissionais, operações integradas de combate ao crime, entre outros”, destacou. O Governo Federal já repassou R$2,3 bilhões para investimento em segurança pública e a previsão para 2022 é de R$ 1 bilhão.  

Na oportunidade, o ministro Anderson Torres e o Presidente Jair Bolsonaro assinaram decretos presidenciais e propostas legislativas. Essas últimas serão encaminhadas ao Congresso Nacional com o objetivo de proteger o cidadão de bem, fortalecer as instituições e valorizar os profissionais de segurança pública. 
 

Bolsonaro ressaltou que as medidas enviadas ao Congresso vão fortalecer a segurança pública no país. Ele defendeu, ainda, mudanças para dar mais amparo jurídico aos policiais. “A vida dessas pessoas se decide em frações de segundos, é uma classe especial e temos que ter consciência disso”, afirmou o presidente.  

Já para o ministro, “a assinatura desses atos demonstra o comprometimento do nosso governo em cumprir as promessas firmadas com a sociedade brasileira em prol da justiça e da segurança pública”. 

Entre os decretos, estão a atualização do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), cujo objetivo é aproximar a gestão de segurança pública estadual com o Governo Federal, aumentando a interlocução federativa na área de segurança pública; e a modernização da Lei que trata dos crimes de lavagem e ocultação de dinheiro, bens, direitos e valores (Lei nº 9.613/98), para que valores de bens dos criminosos sejam investidos em ações de combate ao crime da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.  

As propostas de alteração legislativa que serão enviadas ao Congresso Nacional dizem respeito ao aperfeiçoamento da legislação penal para conceder maior amparo jurídico aos profissionais de segurança pública; dar maior efetividade no cumprimento de penas; tornar mais rigorosa a pena para determinados crimes; e sobre garantias mínimas às vítimas de crimes.  
 

Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »