A Operação Repatriação trouxe ao Brasil, nesta quinta-feira (10), cidadãos brasileiros e ucranianos que deixaram a Ucrânia em virtude do conflito armado naquele país. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, participou da solenidade com a presença do presidente Jair Bolsonaro e demais autoridades.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública participou dessa grande ação interministerial que demonstra a preocupação do Governo Federal em proteger seus cidadãos e acolher os ucranianos. Aqui, eles poderão solicitar autorização de permanência no Brasil”, afirmou o ministro Anderson Torres.
O voo trouxe ao Brasil, ao todo, 43 brasileiros, sendo 12 crianças, que moravam na Ucrânia; 19 ucranianos, com três crianças; cinco argentinos e um colombiano. Além disso, os passageiros puderam trazer seus animais de estimação: oito cachorros e dois gatos.
Os nacionais ucranianos são isentos de visto para entrada no Brasil, de acordo com tratados e acordos internacionais de que o País é signatário. Uma vez em território nacional, dentro do prazo fixado pelo controle migratório no momento da entrada, de até 90 dias, os imigrantes devem procurar uma unidade da Polícia Federal para requerer autorização de residência (prazo de dois anos, prorrogável); residência por Reunião Familiar (prazo é variável, de acordo com a situação do familiar) ou refúgio.
A Operação Repatriação foi realizada pela Casa Civil, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.