Integrantes de Forças-Tarefas (FT) de combate ao crime organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) se reúnem de hoje até quinta-feira (28) para debater rotinas administrativas e operacionais, com foco na troca de experiências e fortalecimento da Segurança Pública. O evento busca fomentar padronização de rotinas e melhorar a integração entre os policiais que atuam nas FT, aumentando o sucesso das operações.
“Queremos aparelhar as forças de segurança para que trabalhem em conjunto, de forma orquestrada e com papéis claros de cada agência. Esse evento vai estimular rotinas e integração entre policiais e, portanto, dar uma vertente da Segurança Pública com foco altamente estratégico”, define o ministro Anderson Torres.
A Secretária de Operações Integradas (Seopi) coordena o encontro, em parceria com a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da embaixada dos Estados Unidos, promovendo a troca de experiências e apresentação de investigações de sucesso. O evento nacional faz parte do Projeto do MJSP para integrar as FTs que atuam no combate ao crime organizado.
Na programação, agentes dos Estados Unidos e Espanha também apresentam a expertise das Task Forces, referência para o mundo em ações integradas modernas e uso comum de métodos de investigação. Eles apresentam a prática em investigação de Crimes Transnacionais e o funcionamento de Forças-Tarefas internacionais.
As Forças-Tarefas do Brasil atuam de forma conjunta e especializada no enfrentamento à criminalidade organizada em todo o território nacional, em um acordo de cooperação técnica entre a União, estados e o Distrito Federal. Elas são compostas por agentes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Polícias Civil, Militar, Penal e Perícia.
O encontro nacional reúne policiais integrantes das Forças-Tarefas de Mossoró, Natal, Ceará e Paraíba, FTSP Uberaba, FTSP Roraima, FTSP Mato Grosso e FTSP Piauí, além de policiais de agências americanas e espanholas.