A segunda aeronave Embraer 175 foi entregue à Polícia Federal nesta quinta-feira (24). O avião moderno começa a integrar, em breve, as ações de combate ao crime em todo o Brasil. A primeira unidade, entregue à corporação em dezembro do ano passado, já está em plena operação. O investimento para aquisição dos jatos foi de R$ 100 milhões.
A cerimônia de entrega do jato foi realizada no hangar da Coordenação de Aviação da Polícia Federal, em Brasília, e contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Antônio Ramirez Lorenzo, que representou o ministro Anderson Torres.
“O novo Embraer 175 integrado a PF será fundamental no auxílio a diversas operações de Segurança Pública, não somente para a PF, mas também na transferência de presos, na atuação da Força Nacional, no deslocamento dos nossos agentes para operações nos locais mais longínquos, no combate ao crime organizado, no enfrentamento ao desmatamento, ao garimpo ilegal, entre outros”, ressaltou o secretário executivo do MJSP.
O diretor-geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira, falou da importância da aquisição dos dois jatos. “Esse é um ganho para a sociedade. Esses aviões serão usados por outras instituições de segurança do país e ajudarão no combate à criminalidade”.
O E175, além de ser moderno e eficiente, tem capacidade de até 88 passageiros a bordo. Por se tratar de uma aeronave que operou previamente no Reino Unido antes de ser entregue à PF, o avião passou por inúmeras adequações na OGMA, em Alverca, uma empresa do Grupo Embraer, em Portugal, onde recebeu toda manutenção para retorno à operação e atualização para cumprimento dos requisitos operacionais do Brasil.
Parceria
A parceria entre Embraer e Polícia Federal tem mais de 15 anos. Desde a entrada em operação dos dois jatos ERJ 145, a partir de 2006, ambos ainda em operação na Polícia Federal. Assim como as aeronaves atuais, o E175 também será utilizado em apoio às demais forças de segurança do país, sendo um ativo que incrementa não apenas as operações da Polícia Federal, mas de toda a esfera de segurança pública do Brasil.